Nossa Escola

“O valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso, existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis.” 
Fernando Pessoa



NOSSAS PALAVRAS...

Encontramos neste pensamento de Fernando Pessoa os fundamentos de todas as etapas da história vivida pela nossa instituição, uma heroica história de lutas e vitórias, de sacrifícios e ideais.

MOMENTOS INESQUECÍVEIS...

I – tempo de intensidade e entusiasmo na construção e funcionamento do Espaço Criativo Professor Clóvis Tavares -   1992- 1994.
II –t empo consciente e necessário de transformação em Escola Professor Clóvis Tavares – 1995-1996
III – tempo de ampliação de objetivos na transformação em Colégio Professor Clóvis Tavares e Cooperativa de Trabalho Educacional  -1997-  2005 
IV – tempo de transpor nossa história original para Colégio Santos Dumont. 2006 em diante.

ENCONTRO COM PESSOAS INCOMPARÁVEIS...

Nota-se que em cada fase não se perdeu o ideal de suas origens, pelo contrário, os ideais e os sonhos do grande educador campista, Clóvis Tavares, foram ficando cada vez mais vivos.

Diz-se em Física Quântica que todas as coisas passam por “pontos de mutação”. Que é, então, ponto de mutação? É aquele ponto exato em que se adquire uma nova visão da realidade permitindo que as forças transformadoras do nosso mundo possam fluir como um movimento positivo de mudança em todos os aspectos.

“...somos todos uma parte da teia imensurável e inseparável das relações e é nossa responsabilidade perceber as possibilidades do amanhã, pois antes de tudo somos os únicos responsáveis por nossas descobertas, nossas palavras, nossas ações, e os reflexos das mesmas no universo em que estamos inseridos” ( Fritjof Capra, físico quântico).

Da fase do Colégio Professor Clóvis Tavares até o atual momento agregou-se à nossa história o Sistema Anglo de Ensino. Era uma família de educadores e autores admiráveis acolhendo outra família de educadores- a nossa escola- de forma genuinamente simpática, com um material didático de inestimável valor. Jamais poderemos deixar de ser gratos a essa inesquecível família! Mas os tempos mudaram porque nosso mundo tem que se ajustar aos diversos pontos de mutação. Faz parte da espiral da evolução de cada ser humano e do mundo.

O Sistema Anglo, assim como a rede PH do Rio de Janeiro, foram vendidos à Empresa Abril, que figura entre as maiores da America Latina.  No mercado nacional, o Grupo Abril também é líder no segmento editorial de livros escolares e agora tem projeto de comercializar material didático apostilado. Em maio deste, anunciou-se, em Reunião Geral, que uma cidade com mais de 150 000 habitantes poderá ter até três unidades Anglo.

Tudo mudou, então, para nós. Começamos a visualizar um novo “ponto de mutação” que nos indicava novos rumos. Voltamos à etapa inicial que poderemos chamar de fase V e, a partir de 2012, muda a nossa história, mais uma vez , sem mudar o essencial, os seus valores  e principais conceitos.

É preciso ficar mais próximo de uma proposta tão séria e comprometida como aquela de nossas origens... um novo momento, adotando um Sistema tão valoroso como é o Anglo, mas preservando sua identidade. Optamos pelo nosso já velho conhecido ” Grupo Educacional ETAPA, que tem como lema : “ Mais de você em você mesmo.”

Foi, portanto, cheio de coragem e forte compromisso com a qualidade que o nosso grupo educacional dá continuidade à sua história.

A essência, então, é a mesma. A garra bem maior. Os motivos estão lá nas origens. Cheios de fé, determinação e competência profissional e pessoal somos uma ESCOLA COM AS ASAS DA SABEDORIA E DO AMOR, cumprindo sua missão de educar com qualidade. E completando seus 23 anos (1992-2015), estamos subindo, sem medo de mudar de escada, porque o nosso ideal e o nosso sonho continuam sustentando com bastante solidez o nosso projeto educacional.

Considerem, pois, a premente necessidade de uma mudança de foco, uma guinada, que novas vozes venham para que haja um ajustamento ao frio e calculista mercado econômico.

Há um pensamento do filósofo italiano Pietro Ubaldi em “A Grande Síntese” que diz  que "se a luta foi outrora física, hoje é econômica e nervosa; amanhã será psíquica e ideal, muito mais digna de ser travada..." Estamos vivendo esses tempos de lutas nervosas, psíquicas, no campo do emocional... E o Colégio Santos Dumont é e será sempre o mesmo , ainda que filosofias pedagógicas sejam diferentes, encaminhamentos de administrações iludidas e de reformulação de objetivos... ele estará aí firme, como sempre!!!

É o seu destino, o grande roteiro traçado para ele.

Por isso, depois desta longa trajetória, chegamos ao ponto de mutação máximo, com a força do ideal e a esperança da concretização.

Revivendo, recomeçando, reconstruindo e como fonte de inspiração o magnífico modelo educacional da ESCOLA DA PONTE DE PORTUGAL. No dizer do grande educador RUBEM ALVES. “A ESCOLA QUE SEMPRE SONHEI SEM IMAGINAR QUE PUDESSE EXISTIR”.

Uma escola cujos pilares são a AUTONOMIA, A RESPONSABILIDADE E A SOLIDARIEDADE. Hoje, nosso projeto político pedagógico está sendo assessorado por profissionais valiosos da Escola da Ponte. Para todos nós, um sonho!

A essência, a alma que dá luz a esse projeto educacional inspirado na Escola da Ponte do novo Colégio Santos Dumont é, para nós, a base, a matriz, o Espírito que ilumina todos os outros empreendimentos...a PONTE segura para o saber. O nosso olhar é de quem antevê uma energia luminosa nos trazendo o brilho de uma nova luz educacional que hoje revoluciona o mundo e a consolidação neste novo e assumido ponto de mutação do novo Colégio Santos Dumont.

Hilda Mussa Tavares.