sexta-feira, 26 de junho de 2015

Visita do Professor José Pacheco

O Colégio Santos Dumont teve a honra de receber a visita do Professor José Pacheco, fundador da Escola da Ponte, em Portugal.



Especialista em Leitura e Escrita, é mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.

Coordenou desde 1976, a Escola da Ponte, da qual é idealizador, instituição que se notabilizou pelo projeto educativo baseado na autonomia dos estudantes, até à data da sua aposentadoria.

Está desde Abril de 2011 a colaborar diretamente no Projeto Âncora, uma ONG em Cotia, São Paulo do Brasil, que segue o mesmo ou idêntico modelo de ensino .

É autor de livros e de diversos artigos sobre educação, definindo-se como "um louco com noções de prática".

José Pacheco esteve pela manhã no Colégio Santos Dumont, quando conversou com alunos e professores, e aina jogou partidas de Xadrez com nossos alunos.




quinta-feira, 25 de junho de 2015

Aula não ensina, prova não avalia

José Pacheco, o educador, escritor e ex-diretor da Escola da Ponte, em Vila das Aves (Portugal), faz duras críticas ao atual sistema educacional brasileiro. Para ele, só há dois motivos para a situação permanecer como está: ou os responsáveis por essa área no Brasil são incompetentes ou são corruptos. Pacheco, que é um dos criadores de uma das melhores escolas da Europa, está agora envolvido em projetos educacionais no Brasil. Nessa entrevista, o pedagogo enumera os diversos e profundos problemas que afetam a educação das crianças e jovens do país.